Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Plano de saúde é condenado por não respeitar regra da ANS de reajuste para faixa etária de 59 anos

Decisão é do TJ/SP.

Publicado por Ricardo Vieira
há 8 anos

Mais uma brilhante decisao do TJ São Paulo num assunto também já pacificado mas que nunca respeitado pelas operadoras de Planos de Saúde.

A resolução 63/03, da ANS, em seu art. 3º, incisos I e II, determina que o valor fixado para a última faixa etária, qual seja, 59 anos, não poderá ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa etária e, ainda, que a variação acumulada entre a sétima e a décima faixas não poderá ser superior à variação acumulada entre a primeira e a sétima faixas.

Por não respeitar essa regra, a 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou a companhia de seguro saúde Sul América.

Relator do caso, desembargador José Carlos Ferreira Alves ponderou que "o reajuste praticado de forma exorbitante aos 59 anos, como no caso sub judice, tem o intuito de burlar o Estatuto do Idoso, tendo em vista que este seria o último reajuste por faixa etária permitido".

  • Publicações16
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-e-condenado-por-nao-respeitar-regra-da-ans-de-reajuste-para-faixa-etaria-de-59-anos/387883059

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Realmente há que se por cobro à atitude dos Planos Privados que mascaram a vedação legal de espoliar pessoas idosas (aí inserem aumentos abusivos para quem está á beira de se tornar idoso, o que, obviamente, viola prelados de uma boa-fé objetiva), que se façam estudos mais detalhados e se distribua melhor a sinistralidade entre todas as faixas etárias evitando que pessoas fiquem à mingua de proteção, após anos de pagamentos, justamente quando chegam em idade em que irão precisar efetivamente do serviço. Melhor que distribuam de modo mais equânime esses custos, evitando-se aumentos abruptos e proibitivos. De se aplaudir precedentes como este. continuar lendo